Seminário apresenta alternativas médicas para tratamento sem sangue

12 08 2006

Portal Médico ::::::::::::::::::::::::::::

Durante a plenária temática sobre “Uso Racional de Sangue, componentes e alternativas à transfusão de sangue”, realizada no dia 24, na sede do Conselho Regional de Medicina, membros da Comissão de Ligação com Hospitais para Testemunhas de Jeová (Colih), apresentaram estratégias clínicas para evitar e controlar hemorragias e anemia sem transfusão de sangue em pacientes cirúrgicos. A doutrina da igreja Testemunha de Jeová não aceita transfusões de sangue total ou de qualquer dos seus componentes primários – glóbulos vermelhos ou brancos, plaquetas e plasma. Não são permitidas também a coleta e armazenagem pré-operatória de sangue autólogo para posterior reinfusão (transfusões autólogas).
Para dar suporte aos fiéis, a igreja criou a Colih, composta de ministros escolhidos que dão apoio gratuito a profissionais da área médica e jurídica. O suporte é feito basicamente com artigos periódicos médicos sobre tratamento médico sem sangue, consulta a especialistas qualificados, apresentações para membros de equipes hospitalares, éticas jurídicas e assistência pessoal a pacientes Testemunhas de Jeová para ajudá-los a resolver questões espirituais ou éticas relacionadas a tratamento médico. Segundo os membros da Comissão em Cuiabá, Joaquim Dias e Paulo Viana, mundialmente cerca de cem mil médicos compõem a rede de profissionais que utilizam as técnicas alternativas à transfusão de sangue. Em Cuiabá eles já acompanham sessenta médicos em diversos hospitais.
A Comissão de Ligação com Hospitais para testemunha de Jeová foi convidada a participar do Seminário Médico – Uso racional de sangue, componentes e alternativas à transfusão de sangue – organizado pelo Hospital Universitário Júlio Muller e Projeto Hospital Sentinela/ Anvisa e apoio do CRM-MT. Conforme a médica hematologista, Hildenete Monteiro Fortes, uma das idealizadoras do evento, o objetivo é apresentar aos profissionais e estudantes do 5º e 6º ano de medicina, como utilizar o sangue de forma racional obedecendo os critérios. “Foi muito produtivo, esta é a segunda edição do Seminário, o primeiro foi em 2000, é preciso construir uma mudança de cultura entre os médicos”, afirmou a hematologista.
Para maiores informações sobre o trabalho da Colih, entre em contato pelo telefone: (65) 624-5600

Ações

Information

Deixe um comentário